Atuações do Técnico em Enfermagem

A profissão de Técnico em Enfermagem é essencial no sistema de saúde, atuando diretamente na prestação de cuidados aos pacientes e apoiando a equipe médica e de enfermagem.

Com uma formação sólida e habilidades técnicas apuradas, esses profissionais são indispensáveis em hospitais, clínicas e outras instituições de saúde.

Neste artigo, vamos explorar os requisitos para atuar na profissão, as atividades típicas do cargo e as diversas instituições onde os técnicos em enfermagem podem trabalhar.

Continue lendo para descobrir como essa carreira pode ser gratificante e desafiadora.

Requisitos para Atuar na Profissão

Para ingressar na carreira de Técnico em Enfermagem, é necessário cumprir alguns requisitos específicos.

Em primeiro lugar, é preciso ter concluído o ensino médio, tendo feito um curso técnico em enfermagem concomitante ou posteriormente ao ensino médio. Esse curso deve ser reconhecido pelo MEC e proporcionar uma formação completa que abrange tanto a teoria quanto a prática.

Além disso, é obrigatório possuir registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN), conforme a Resolução COFEN nº 244/2000. Esse registro é fundamental para garantir que o profissional está apto a exercer a função de acordo com as normas e regulamentos da área da saúde.

Atuações Típicas do Técnico em Enfermagem

O Técnico em Enfermagem desempenha uma ampla variedade de tarefas essenciais no cuidado aos pacientes. Entre as principais atividades, estão:

Prestar assistência ao paciente: Os técnicos são responsáveis por procedimentos como punção de acesso venoso, aspiração de cânula orotraqueal e traqueostomia, troca de curativos, aplicação de bolsas de gelo e calor, estímulo de movimentos ativos e passivos, inaloterapia, e cuidados com a função vésico-intestinal. Eles também ajudam na alimentação do paciente, na instalação de alimentação induzida e no controle do balanço hídrico (para analisar os conteúdos hidroeletrolíticos do paciente).

Administrar medicação prescrita: Esta atividade inclui verificar os medicamentos recebidos, preparar e administrar medicação conforme prescrição, verificar a via de administração, executar assepsia, acompanhar a ingestão de medicamentos pelo paciente, monitorar a administração de soros e medicamentos, instalar hemoderivados e administrar produtos quimioterápicos.

Auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos: Os técnicos em enfermagem assistem em procedimentos invasivos e reanimação de pacientes, preparam pacientes para exames e cirurgias, realizam coleta de materiais para exames, executam testes e exames, como o eletrocardiograma, e controlam a administração de vacinas.

Promover saúde mental: Isso envolve avaliar o estado do paciente, atuar em ações preventivas para minimizar riscos, estimular a expressão de sentimentos, conduzir atividades sociais, proteger pacientes durante crises e acionar a equipe de segurança quando necessário.

Trabalhar com biossegurança e segurança: Técnicos em enfermagem devem lavar as mãos antes e após procedimentos, usar EPIs, desinfetar equipamentos, esterilizar instrumentais, descartar materiais contaminados corretamente e seguir protocolos de segurança e biossegurança.

Comunicar-se: Eles orientam familiares e pacientes, coletam e trocam informações técnicas, comunicam ao médico ou enfermeiro responsável quaisquer efeitos adversos dos medicamentos, registram administração de medicamentos e intercorrências, ministram palestras e participam de campanhas de saúde pública.

Essas atividades mostram a amplitude e a importância do trabalho do Técnico em Enfermagem para garantir um atendimento de qualidade e seguro aos pacientes.

Onde o Técnico em Enfermagem Pode Trabalhar

Os Técnicos em Enfermagem têm um campo de atuação bastante amplo, podendo trabalhar em diversas instituições de saúde. Entre as principais, destacam-se:

Hospitais: Atuando em diferentes setores como emergência, UTI, enfermarias e centros cirúrgicos.

Clínicas e Ambulatórios: Prestando assistência em consultas, procedimentos e pequenas cirurgias.

Casas de Repouso e Instituições de Longa Permanência para Idosos: Cuidando da saúde e bem-estar de pacientes idosos.

Home Care: Oferecendo cuidados domiciliares para pacientes que necessitam de assistência contínua em casa.

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Auxiliando na atenção primária à saúde e em campanhas de vacinação.

Escolas e Empresas: Prestando atendimento emergencial e promovendo a saúde ocupacional.

Comece Sua Jornada na Enfermagem com a ETPS

Se as atuações descritas acima fazem seus olhos brilharem de emoção, considere se inscrever no curso técnico em enfermagem da Escola Técnica Pró-Saúde (ETPS).

Este curso oferece a formação necessária para que você possa desempenhar um papel vital na área da saúde, proporcionando cuidados essenciais e fazendo a diferença na vida dos pacientes.

Não perca a oportunidade de se tornar um profissional capacitado e preparado para os desafios do dia a dia. Inscreva-se agora e inicie sua jornada rumo a uma carreira de sucesso na enfermagem!